ALTO DESEMPENHO CORPORAL

Lembrei só depois que acabei a prova que escrevi esse texto em 2004. Nessa época, nem prova de corrida de 10km eu fazia. Acabou acontecendo exatamente como escrevi, sem que eu ficasse seguindo isso como um plano para concluir o objetivo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa constatação pode ser surpreendente, mas praticamente todos nós podemos completar um IronMan (prova de ultra-resistência que compreende de uma única vez 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e termina com 42 km de corrida) se tivermos a vontade necessária para fazê-lo. A prova disso é que há atletas com mais de 65 anos que finalizam essa prova sobre humana, sendo que muitos deles começaram a treinar depois dos 50 anos.

Hoje o IronMan (esse exemplo vale para qualquer objetivo que desejamos alcançar) pode ser algo muito distante para quem não está treinando para isso, mas se você colocar na sua cabeça que quer finalizá-lo, poderá fazê-lo. Seus amigos e parentes (quando nos propomos a grandes mudanças eles são os que mais põem pedras no caminho) irão dizer que não é possível e que você acabará se decepcionando se não conseguir. Você mesmo poderá pensar que não nasceu para esse tipo de coisa e que seu corpo jamais aceitará tanto esforço. Mas se na sua consciência a decisão permanecer e seus pensamentos se mantiverem convictos, você vencerá qualquer objeção para a realização.
A vida na verdade é um mind game, pois tudo começa dentro da nossa cabeça. Aquilo que pensamos é o que mais podemos controlar, depois, vêm as emoções e ações. Se pensarmos constantemente no que queremos, acabaremos por conduzir nossas sensações e ações para isto até que o sonho se torne realidade. Obstáculos são criados dentro da nossa cabeça, eles realmente não existem. Tal como nos mostra a frase de autor desconhecido “Não sabia que era impossível, foi lá e fez”.

Se você decidir que quer mesmo completar o Iron Man começará correndo, depois nadando, posteriormente pedalará. Com um pouco mais de persistência fará os três juntos. Depois vêm as provas de triathlon menores e quando você menos espera começa a conviver com atletas que já acabaram esta prova. O que era algo inatingível e possível apenas a superatletas passa a ser algo cada vez mais próximo da sua realidade. Aos poucos vamos mudando nossa realidade, pois não é fácil de uma hora para outra passar a acreditar que pode fazer tudo o que bem entender. Precisamos de tempo para mudar nossa maneira de perceber o mundo.

Se sua determinação durar alguns anos, você começa a ter certeza que também conseguirá tal feito. Continua treinando e ganhando cada vez mais confiança. Treinando, treinando, treinando... e quando vê, numa bela manhã, depois de algumas horas de prova, cruzará a linha de chegada.
Tudo é uma questão de determinação de foco, mas principalmente de atitude interior.


Eu e meu irmão ao final do Ironman Brasil 2014 com a medalha de finisher no peito

Comentários

Postagens mais visitadas